Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uma Luz para a Cidadania





Experiência brasileira será apresentada em debate promovido pela  Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, na próxima  quinta-feira, 8.Na 4ª conferência das Nações Unidas, sobre Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. A experiência brasileira é de garantir o direito a escola para mais de 230 mil crianças, adolescentes e jovens portadores de deficiência. O programa do Brasil servirá de exemplo para Países em desenvolvimento que queiram adotar o modelo existente em 2.622 municípios nacionais.

A Diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e combate a Fome (MDS), Maria José de Freitas disse que  o Brasil pretende atingir 475 mil beneficiários até 2014 acabando com o preconceito e unindo forças para possibilitar melhor qualidade de vida as pessoas com deficiência.

De acordo com a Diretora, é necessário  desconstruir a cultura que ainda é muito presente  em alguns setores, de que as crianças e adolescentes com deficiência são incapazes. Para Maria José, um dos caminhos para atingir as metas é trabalhar o fim do preconceito, e mostrar que a realização de ações coordenadas surtem efeitos.

A denominação do programa é:  Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social na Escola (BPC). Através desse programa, a criança, o adolescente, e o jovem com deficiência devem ter garantida a matricula na escola da sua comunidade. No entanto, dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 2.622 aderiram ao projeto. Segundo a Diretora, a meta é atingir todas as classes em quatro anos.

Fonte: Brasil Gov.
Ilma Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário